Rito para a santificação e investidura do Escapular de Nossa Senhora de Monte Carmelo

Para obter os benefícios mais completos possíveis da devoção do Escapular Castanho, é necessário estar vàlidamente investido no Escapular Castanho por um padre que possua as faculdades (geralmente um carmelita, um dominicano ou um franciscano), usando um escapular abençoado pelo mesmo ou por qualquer outro padre. Depois do devido investimento no escapular, uma pessoa não necessita fazer abençoar escapulares subseqüentes. Assim que fôr investido, está associado para toda a vida. Pode encontrar abaixo o ritual do escapular para os padres, com as orações de investimento:

Padre: - Mostrai-nos, Senhor, a Vossa piedade.
Respondente: - E dai-nos a nossa salvação.
P - Senhor, ouvide a minha oração.
R - E deixai chegar a Vós a minha súplica.
P - O Senhor esteja convosco.
R - E com o Seu Espírito.
P - Senhor Jesus Cristo, Salvador da raça humana, santificai por vosso poder estes escapulares, que os vossos serventes vestirão devotamente por amor a Vós e por amor a Nossa Senhora de Monte Carmelo, para que através da intercessão da Mesma Virgem Maria, Mã e de Deus, e protejido contra o Espírito Mau, preserverem até à morte em vossa graça. Vós que viveis e reinais no mundo eternamente. Amen.

O padre faz as aspersões e investe a pessoa (ou pessoas) dizendo:

Receba este escapular abençoado e pede à Santíssima Virgem que por Seu mérito seja vestido sem mancha de pecado, o (a) proteja de todo o mal e lhe traga a vida eterna. Amen.

Depois de investir, o padre continua com as orações:

Eu, por o poder investido em mim, o (a) admito a participar nos benefícios espirituais obtidos na piedade de Jesus Cristo pela ordem religiosa do Monte Carmelo. Em nome do Pai(+) e do Filho(+) e do Espírito Santo(+), Amen. Deus Todo Poderoso, Criador da terra e do Céu o (a) abençoe, Ele que se dignou a que se juntasse à cofraternidade da Santa Virgem do Monte Carmelo; Rogamos que esmague a cabeça da serpente para que possa entrar em posse de sua eterna herança.

R - Amen.