Homepage
Cruzado
Perspectivas
Fazer uma doação
Acerca de Fátima
Notícias
Documentação
Terceiro Segredo
Consagração
Orações
Livraria
Mesa de trabalho do Padre
Apostolado
Informações
THE FATIMA NETWORK
ImageMap for Navigation
Essencial: Entronização doméstica do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria
Entronização doméstica do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria

A Entronização é uma cruzada para estabelecer na sociedade o Reinado Social do Sagrado Coração de Jesus através da Família, como célula social que é. Tem por base as palavras de Nosso Senhor a Santa Margarida Maria: “Eu hei-de reinar por meio do Meu Coração!”

É uma campanha organizada para restituir Cristo à família e a família a Cristo. É a resposta à pergunta: “Que podemos fazer para salvar a família?”

-De que modo a Entronização
restitui Cristo à família?

A Entronização começa com uma cerimónia bela e tocante. Em casa, na presença do sacerdote que preside à cerimónia, a família reconhece pública e solenemente que Cristo é o Rei e o Amorável Senhor do seu lar. Para tanto, o chefe de família instala solenemente um quadro ou uma imagem do Sagrado Coração de Jesus em lugar de honra na principal divisão da casa, como num trono – daí o nome “Entronização”. Após este solene reconhecimento dos direitos soberanos de Cristo-Rei sobre toda a família, então os seus membros consagram-se ao Sagrado Coração de Jesus. Comprometem-se, portanto, a viver como se o Sagrado Coração de Jesus ali habitasse com eles, efectivamente, do mesmo modo que em Nazaré – tratando-O como a um membro da família, um Amigo ou um Irmão. 

-É só isto a Entronização?

Não, não é. A cerimónia é apenas o começo de uma nova vida: uma vida de Amor, de obediência amorosa a todos os mandamentos de Cristo e da Igreja; uma vida de oração, em especial de oração familiar diante do Rei Entronizado, das orações da noite e do Terço em família; uma vida eucarística, de Missa e Comunhão diárias ou, pelo menos, frequentes, unindo assim o santuário da Igreja ao santuário do lar; finalmente, uma vida de penitência cristã, exercida especialmente pela recusa em deixar entrar ideias e costumes pagãos que, lentamente, vão destruindo o lar cristão, e pela reparação que é feita face aos terríveis crimes do divórcio, do controle da atalidade, e da sensualidade.

-Porque é que a Entronização
restitui a família a Cristo?

Porque, pela Entronização, a família põe em primeiro lugar a Pessoa de Nosso Senhor e os Seus interesses; por sua vez, é o Sagrado Coração de Jesus Quem toma a Seu cuidado os interesses da família. Nosso Senhor prometeu abençoar e santificar as famílias que O entronizassem como Rei. E Santa Margarida Maria, a quem o Senhor revelou o íntimo do Seu Sagrado Coração, pediu que Lhe fosse dado estabelecer o Seu Reino no lar dos ricos e dos pobres, que fosse aí solenemente recebido como Rei e como Amigo, e que o Seu Sacratíssimo Coração fosse honrado e amado: “Eu estabelecerei a Paz nos seus lares; dar-lhes-ei todas as graças necessárias ao seu estado de vida; confortá-los-ei em todas as suas aflições; abençoarei todos os seus empreendimentos.” Por conseguinte, podemos dizer com toda a certeza que foi este o meio que Nosso Senhor escolheu para restaurar os Seus direitos de Soberano sobre a família e, através da família, sobre a própria sociedade.

-Esta obra foi aprovada?

Foi, sim. Primeiro, pelo próprio Sagrado Coração, como deram prova as inúmeras conversões, tanto pessoais como de famílias onde o Sagrado Coração de Jesus foi  entronizado. Também foi aprovada por quatro Papas do séc. XX: S. Pio X chamou-lhe “uma obra de salvação social”; o Papa Bento XV, escrevendo ao Padre Mateo, o seu fundador, afirmou que “Nada é mais oportuno do que o Vosso empreendimento”; por diversas vezes Pio XI abençoou esta obra, quer publicamente quer em privado; e Pio XII escreveu ao Padre Mateo felicitando-o pela sua iniciativa e encorajando-o a continuar a obra “[d]a Entronização, tão adequada a alicerçar nas famílias o reinado de Amor e de Misericórida do Sagrado Coração de Jesus.

-O que devo fazer para Entronizar em minha
casa o Sagrado Coração de Jesus?

  1. Procure informar-se sobre a Entronização: o que é, e como é importante fazê-la.

  2. É bom ter um sacerdote a presidir à cerimónia, mas isso não é essencial para se obterem as indulgências. Havendo um forte motivo para tal, pode ser o pai ou outra pessoa da família a presidir e a conduzir as orações.

  3. Sempre que possível, na manhã desse dia, não deixe de oferecer o Santo Sacrifício da Missa pelo Reinado do Sagrado Coração de Jesus no seu lar, e como acto de amor e Reparação ao Coração Sacratíssimo do nosso Salvador. Toda a família deve também fazer os possíveis por receber a Sagrada Comunhão, nessa ou noutra Missa.

  4. Arrange um quadro (ou imagem) do Sagrado Coração de Jesus – o mais belo que encontrar. Se já possui um em sua casa, então use esse quadro.

  5. Por baixo do lugar de honra escolhido, prepare o “trono” ou o “altar” reservado ao Coração de Jesus: uma mesa (ou uma prateleira de fogão ou uma simples prateleira) coberta com um paninho branco, bordado, e enfeitado com a beleza de flores e velas. Antes da cerimónia da Entronização, coloque perto do “trono” uma mesinha: aí terá água benta e o quadro ou imagem a ser entronizado(a).

  6. Convide parentes e amigos para a cerimónia – começará assim a ser um “apóstolo do Sagrado Coração”. Faça uma festa de família depois da cerimónia, tendo um mimo especial para as crianças que, evidentemente, devem estar presentes à Entronização, mesmo as mais pequeninas. 

  7. Faça deste dia um dos acontecimentos mais importantes da sua vida familiar – algo que mereça ser relembrado. Quanto maior for a solenidade, melhor.

Nota: Não há maneira mais apropriada de um jovem casal começar a sua nova vida em comum do que com a Entronização do Sagrado Coração de Jesus no seu novo lar.

Preparar a Entronização

Para a cerimónia da Entronização deve escolher-se um dia de especial significado para a família – o aniversário de casamento, por exemplo –, uma festa litúrgica apropriada, ou um dia em que o sacerdote possa estar presente, quando possível.

Quanto melhor e mais seriamente for preparada a Entronização, maiores serão as bênçãos que dela advirão sobre a  família. A preparação pode prolongar-se por três dias (um tríduo) ou por nove dias (uma novena), e poderá consistir na recitação da Ladainha do Sagrado Coração de Jesus logo após a seguinte oração preparatória:

Oração

Ó Divino Coração de Jesus, Vinde habitar connosco! Nós Vos amamos! Visitai a nossa casa, como um dia Vos viestes fazer aos Vossos amigos em Caná, na Betânia, e à casa de Zaqueu, o publicano. Nós queremos entregar ao Vosso cuidado a nossa família, e levá-la a uma íntima união Convosco, ó Sagrado Coração de Jesus, que Sois o nosso Amigo mais fiel. Nunca ninguém nos amou tanto como Vós nos amastes. E nós queremos amar-Vos por aqueles que não Vos amam, pois Vós sois o nosso Deus e o nosso Salvador. Sois também o Nosso Senhor e o Nosso Rei. Por muito numerosos que sejam os que desdenham da Vossa Realeza, nós queremos atraí-La a nós: que Ela desça sobre a nossa família. Tomai como propriedade Vossa este lar, onde havemos de conservar um trono, como lugar de honra para Vós.

Fazei com que o dia da Entronização seja, tanto para a nossa família como para Vós, um dia de grande alegria; e que seja para nós o começo de uma vida toda ela em verdadeira submissão à Vossa vontade e em íntima união Convosco. Que todos os nossos pensamentos e acções estejam em harmonia com a Vossa Santa Lei. Queremos pôr de parte o nosso amor próprio desordenado e amar o nosso próximo como Vós nos amastes e continuais a amar-nos.

Vivemos num mundo que se tornou, na sua maior parte, outra vez pagão e que já não Vos conhece, ó Divino Coração de Jesus; por isso suplicamos da Vossa benévola presença que nos concedais a caridade dos primeiros Cristãos, dos Apóstolos e dos Mártires. Concedei que, por intermédio desta família que deseja pertencer-Vos totalmente, outras mais possam ter parte na Vossa caridade e que assim, de família em família, todo o mundo se submeta à Vossa Realeza.

Ó Coração Imaculado de Maria, modelo perfeito de fidelidade a Nosso Senhor e de união com Ele, alargai e fortalecei nos nossos corações e nas nossas famílias o reino da Caridade, o Reinado do Sagrado Coração de Jesus. Amen. 

Ladainha ao Sagrado Coração de Jesus

(Sacerdote) Senhor, tende piedade de nós.

(Todos) Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, tende piedade de nós. Cristo ouvi-nos.

Cristo, atendei-nos.

Pai Celeste, que sois Deus,

tende piedade de nós. *

Filho Redentor do mundo, que sois Deus, *

Espírito Santo, que sois Deus, *

Santíssima Trindade, que sois um só Deus, *

Coração de Jesus, Filho do Eterno Pai, *

Coração de Jesus, formado pelo Espírito Santo no seio da

Virgem Mãe, *

Coração de Jesus, substancialmente unido ao Verbo Divino, *

Coração de Jesus, de Majestade Infinita, *

Coração de Jesus, Templo Sagrado de Deus, *

Coração de Jesus, Tabernáculo do Altíssimo, *

Coração de Jesus, Casa de Deus e Porta do Céu, *

Coração de Jesus, Fornalha ardente de Caridade, *

Coração de Jesus, Vaso de  Justiça e de Amor, *

Coração de Jesus, transbordante de Bondade e de Amor, *

Coração de Jesus, Abismo de todas as virtudes, *

Coração de Jesus, a Quem são devidos todos os louvores, *

Coração de Jesus, Rei e centro de todos os corações, *

Coração de Jesus, no Qual se contêm todos os tesouros de

sabedoria e do conhecimento, *

Coração de Jesus, no Qual habita toda a plenitude da Divindade, *

Coração de Jesus, Que fez sempre a Vontade do Pai *

Coração de Jesus, transbordante de Graças para todos os Homens, * 

Coração de Jesus, desejo das colinas sem fim, *

Coração de Jesus, paciente e abundante de Misericórdia, *

Coração de Jesus, rico de Bens para com todos os que Vos invocam, *

Coração de Jesus, Fonte de Vida e de Santidade, *

Coração de Jesus, Oblação propiciatória pelos nossos pecados, *

Coração de Jesus, carregado de opróbrios, *

Coração de Jesus, dilacerado pelas nossas ofensas, *

Coração de Jesus, que se fez obediente até à morte, *

Coração de Jesus, trespassado pela lança, *

Coração de Jesus, Fonte de toda a consolação, *

Coração de Jesus, nossa Vida e Ressurreição, *

Coração de Jesus, nosso Perdão e nossa Paz, *

Coração de Jesus, Vítima pelos nossos pecados, *

Coração de Jesus, Salvação dos que esperam em Vós, *

Coração de Jesus, Esperança dos que morrem no Vosso Amor, *

Coração de Jesus, Doçura de todos os Santos, *

Cordeiro de Deus, Que tirais os pecados do mundo,

Perdoai-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, Que tirais os pecados do mundo,

Ouvi-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, Que tirais os pecados do mundo,

Tende piedade de nós, Senhor.

Jesus, manso e humilde de Coração,

Fazei o nosso coração semelhante ao Vosso.

(Sacerdote )  Oremos.

(Todos) Todo-Poderoso e eterno Deus, considerai o Coração do Vosso muito amado Filho, e os louvores e reparação por Ele oferecidos em nome dos pecadores; aplacado pelos méritos desta homenagem, perdoai àqueles que imploram a Vossa Misericórdia, em Nome de Nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho, Que Convosco vive reina, Deus, pelos séculos dos séculos. Amen.

Ladainha da Bem-Aventurada Sempre Virgem Maria

(Sacerdote) Senhor, tende piedade de nos.

(Todos) Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, tende piedade de nós. Cristo ouvi-nos.

Cristo, atendei-nos.

Pai Celeste, que sois Deus.

Tende piedade de nos.

Filho Redentor do mundo, que sois Deus,

Tende piedade de nós.

Espirito Santo, que sois Deus,

Tende piedade de nós.

Santíssima Trindade, que sois um só Deus,

Tende piedade de nós. Santa Maria,

Rogai por nós.*

Santa Mae de Deus, *

Santa Virgem das Virgens, *

Mae de Jesus Cristo, *

Mae de Divina Graca, *

Mae Puríssima, *

Mae Castíssima, *

Mae Imaculada, *

Mae Inviolada, *

Mae Amável, *

Mae Admirável, *

Mae do Born Conselho, *

Mae do Criador, *

Mae do Salvador, *

Mae da Igreja, *

Virgem Prudentíssima, *

Vírgem Venerável, *

Virgem Louvável, *

Virgem Poderosa, *

Vírgem Mísericordiosa, *

Virgem Fidelíssima, *

Espelho de Justiça, *

Trono de Sabedoria, *

Causa da nossa Alegria, *

Vaso Espírítual, *

Vaso Honorífico, *

Vaso Insigne de Devoção, *

Rosa Mística, *

Torre de David, *

Torre de Martini, *

Casa de Ouro, *

Arca da Aliança, *

Porta do Ceti, *

Estrela da Manhã, *

Sande dos doentes e enfermos, *

Refúgio dos pecadores, *

Consoladora dos aflitos, *

Auxílio dos Cristãos, *

Rainha dos Anjos, *

Rainha dos Patriarcas, *

Rainha dos Profetas, *

Rainha dos Apóstolos, *

Rainha dos Mártires, *

Rainha dos Confessores, *

Rainha das Virgens, *

Rainha de todos os Santos,

Rainha Concebida sem Pecado Original, *

Rainha Levada ao Céu em Corpo e Alma, *

Rainha do Santissimo Rosario, *

Rainha da Paz, *

Cordeiro de Deus, Que tirais os pecados do mundo,
Perdoai-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, Que tirais os pecados do mundo,
Ouvi-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, Que tirais os pecados do mundo,
Tende piedade de nós, Senhor.

Rogai por nós, Santa Mae de Deus,
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos: Concedei, Senhor Deus, nós vo-Lo pedimos, que nós, Vossos servos, tenhamos saúde do corpo e possamos gozar de perfeito juízo ate B hora da morte, e que, pela gloriosa intercessãno da Bem-Aventurada Sempre Virgem Maria, sejamos livres das dores presentes para gozarmos da felicidade eterna. Por Cristo Senhor Nosso. Amen.


continuar

Formatado para impressão

Volta

imagemap for navigation