Homepage
Cruzado
Perspectivas
Fazer uma doação
Acerca de Fátima
Notícias
Documentação
Terceiro Segredo
Consagração
Orações
Livraria
Mesa de trabalho do Padre
Apostolado
Informações
THE FATIMA NETWORK
ImageMap for Navigation Porquê Fátima? Mapa do site Contacto
Perspectivas Sobre Fátima
Perspectivas sobre Fátima

Anatomia de um Logro
Sobre aqueles "Missionários da Misericórdia"

por Christopher A. Ferrara
11 de Maio de 2015

Na minha recente coluna perguntava eu qual o verdadeiro motivo que haveria por detrás de um “Jubileu da Misericórdia” baseado na premissa, declarada por Francisco na sua Bula de Proclamação, de que “talvez” a Igreja se tenha “esquecido de como mostrar e viver o caminho da misericórdia” e de que “chegou o momento de a Igreja abraçar de novo um alegre apelo à misericórdia.”

Digo o verdadeiro motivo, porque a premissa declarada é patentemente falsa, constituindo com efeito uma acusação ultrajante contra a Igreja, Esposa de Cristo. Porque a Igreja nunca deixou de apelar à misericórdia, que não consiste em dizer incessantemente às pessoas que Deus perdoa todos os pecados – como se elas já não o soubessem – mas sim em as admoestar sobre o facto de Deus perdoar todos os pecados daqueles que sinceramente se arrependem e procuram a absolvição no Sacramento da Confissão.

O problema não é, como Francisco alvitra, “a tentação… de focalizar exclusivamente a justiça.” Isso é precisamente o contrário da verdade. O problema – que surgiu depois do Concílio Vaticano II – é a perda de qualquer percepção de Justiça Divina que levaria uma alma ao arrependimento.

Isso é assim porque, como o próprio João Paulo II admitiu em Atravessar o Limiar da Esperança, de acordo com o Concilio, com a sua alegada visão “cósmica” da salvação em que “[até] certo ponto o homem se perde[!]” … “os pregadores, catequistas e professores… já não têm coragem de pregar a ameaça do inferno.” Mas é a ameaça do inferno que se encontra no próprio coração da Mensagem de Fátima: “Vistes o inferno, para onde vão as almas dos pobres pecadores.” Não nos surpreende que o aparelho de Estado do Vaticano – e devo dizer o próprio Papa – tenha enterrado esta parte da Mensagem no total esquecimento.

Portanto, chamo de novo a atenção: Qual será o verdadeiro propósito do Jubileu da Misericórdia, dado que a Igreja nunca deixou de oferecer a Misericórdia infinita de Deus a todos os que sinceramente a desejem, se arrependam, façam uma boa confissão, e morram em estado de Graça?

Receio bem que o propósito seja introduzir ainda outra novidade perturbadora para a vida da Igreja. Na Bula de Proclamação, o “Deus das surpresas” que Francisco introduziu no Sínodo de 2014 aparece outra vez: “neste Ano do Jubileu, deixemos que Deus nos surpreenda.”

-Pobres de nós! Neste mesmo documento se dá uma vista antecipada da “surpresa” que “o Deus das surpresas” – ou seja, Francisco – está a reservar para a Igreja e que, na realidade, é uma grandessíssima surpresa:

É minha intenção enviar Missionários da Misericórdia como sinais da solicitude materna da Igreja para com o Povo de Deus, habilitando-os a entrarem na profunda riqueza deste mistério tão fundamental para a Fé. Concederei a alguns sacerdotes a autoridade de perdoarem mesmo aqueles pecados cujo perdão está reservado à Santa Sé, para que a largueza do seu mandato como confessores seja ainda mais clara. Serão, sobretudo, sinais vivos da disponibilidade do Padre para acolher aqueles que procuram o seu perdão. Serão Missionários da Misericórdia por serem os facilitadores de um encontro verdadeiramente humano, uma fonte de libertação, enriquecidos com a responsabilidade de superar obstáculos e empreender de novo a nova vida do Batismo.

Permitam que eu vá ao cerne da questão: É evidente que estes “Missionários da Misericórdia” passarão a conceder a absolvição acima do poder de Ordinários locais e dos confessores nas paróquias, mesmo se ela é contrária às suas decisões. Sabemos isto porque hoje não há, com efeito, quaisquer “pecados reservados à Santa Sé” para serem precisos tais “missionários” a darem a absolvição em nome do Papa. Anteriormente, somente a Santa Sé podia conceder absolvição para cinco pecados específicos: (1) deitar fora ou roubar uma Hóstia consagrada; (2) atacar fisicamente o Sumo Pontífice; (3) participar num pecado de impureza com um sacerdote; (4) a consagração de um Bispo sem mandato pontifício; (5) a violação, por um sacerdote, do segredo da Confissão. Todavia, segundo o Código do Direito Canónico de 1983, qualquer pároco pode agora absolver esses pecados. Restam apenas as sanções canónicas que, essas sim, só Roma é capaz de remir. Mas nem Roma precisa de quaisquer “Missionários da Misericórdia” para remir sanções. Isso pode fazer-se com um simples pedido à Santa Sé.

Não. Há aqui alguma outra coisa a ser fomentada, e não é nada de bom augúrio! Repare-se nas frases da Bula que dão indícios sobre aquilo que os “Missionários da Misericórdia” estarão habilitados a fazer em vez de Francisco:

 “Concederei a autoridade de perdoar até aqueles pecados reservados à Santa Sé, para que a amplitude do seu mandato como confessores seja ainda mais clara.”

Por outras palavras: Aqueles padres terão autoridade para “perdoar” pecados a que um pároco ou Ordinário local não podem dar a absolvição, e não apenas os “pecados reservados à Santa Sé” – que, aliás, não existem – e que aqui se citam só como exemplos da “amplitude” que terá o mandato destes padres. Se assim não fosse, que necessidade haveria então destes “missionários” itinerantes, em oposição a um pároco normal?

 “sinais vivos da disponibilidade do Padre para acolher aqueles que procuram o seu [sic] perdão…”

Será que os párocos do Mundo inteiro não estão já preparados para “acolher aqueles que procuram o perdão?” Até acredito que o perdão nunca foi mais fácil de encontrar no confessionário local (onde há confessionários). Em muitas dioceses e paróquias já tudo se desculpa ou se tolera na prática, desde a contraceção às uniões adúlteras; e a “absolvição” é uma rotina concedida aos pecadores que vivem objetivamente em pecado mortal e que não têm a menor intenção de emenda de vida. No entanto, Francisco quer aparentemente ainda mais indulgência e ainda menos justiça!

 “Serão…facilitadores de um encontro verdadeiramente humano…”

Que condescendência tão assombrosa em relação à Igreja, como se Francisco, sem a ajuda de ninguém, tivesse de remediar com a sua inovação a alegada ausência de um “encontro verdadeiramente humano”.

“uma fonte de libertação, enriquecidos com a responsabilidade de superar obstáculos…”

Libertação? Superar obstáculos? Não será isto um claro indício do emprego destes sacerdotes especialmente designados para concederem a “absolvição” quando ela foi até agora devidamente negada – às pessoas a viver em “segundos casamentos” adúlteros – se a próxima sessão do Falso Sínodo não der a Francisco e aos seus controladores aquilo que eles claramente querem ainda? Ou, se o Sínodo (-Não o permita Deus!) anular a perene rejeição da Igreja em admitir adúlteros públicos à Sagrada Comunhão, não se torna óbvio que os ditos “Missionários da Misericórdia” estarão autorizados, como uma espécie de Forças Especiais Eclesiásticas, a intervir e “desautorizar” ou pelo menos a intimidar Prelados e sacerdotes que talvez não sejam suficientemente cooperantes na “revolução de Francisco” – especialmente aqueles incómodos Bispos africanos com a sua resolução declarada de se oporem a qualquer mudança na disciplina da Igreja?

Já o disse antes e volto a dizê-lo: Em toda a História da Igreja Católica nunca houve um Papa como este! Com Francisco, parece que estamos a aproximar-nos do fim da trajetória cujo arco assustador foi vaticinado há quase cem anos no Terceiro Segredo de Fátima. Enquanto aquele Centenário se aproxima, nós só podemos considerar o ano de 2017 com um pavor crescente, apenas mitigado pela esperança de que Deus concederá a Nossa Senhora uma vitória milagrosa sobre a loucura que hoje atormenta muito do elemento humano da Igreja.




amigable a su impresora
Pagina inicial

imagemap for navigation Página inicial Mapa del sitio Contactar Buscar