Homepage
Cruzado
Perspectivas
Fazer uma doação
Acerca de Fátima
Notícias
Documentação
Terceiro Segredo
Consagração
Orações
Livraria
Mesa de trabalho do Padre
Apostolado
Informações
THE FATIMA NETWORK
ImageMap for Navigation Porquê Fátima? Mapa do site Contacto
Perspectivas Sobre Fátima
Perspectivas sobre Fátima

Quanto Tempo Mais Durará Isto?

por Christopher A. Ferrara
16 de Maio de 2016

Neste momento do Pontificado do antigo Arcebispo de Buenos Aires, é oportuno perguntar se Francisco será capaz de pregar algum sermão ou pronunciar alguma alocução sobre as Sagradas Escrituras que não as retorça para as adaptar à idiossincrasia da sua teologia liberal jesuítica.

O exemplo mais recente é a alocução da Audiência do dia 11 de Maio, em que Francisco, uma vez mais, adapta a Parábola do Filho Pródigo à sua ideia peculiar de Divina Misericórdia. “A misericórdia do pai é transbordante, incondicional, e revela-se antes mesmo de o filho ter falado” — diz Francisco do pai que vê regressar o seu filho perdido. Isto, na melhor das hipóteses, é enganador, porque a misericórdia do pai é absolutamente condicional; e a condição é o regresso do filho, movido pelo arrependimento.

No entanto, Francisco dá pouca importância àquele arrependimento: “Certamente o filho sabia que tinha errado, e reconheceu-o: ‘-Pequei… Trata-me como a um dos teus criados.’ Mas estas palavras desvanecem-se diante do perdão do pai.” -Que quererá ele dizer com isto? O arrependimento do filho não “se desvanece” nada; antes é a verdadeira razão por que ele volta a casa e tem condições para ser perdoado. Sem esta conversão, o pai não o poderia ter recebido, porque, como o próprio pai afirma, o seu filho “estava morto”. Do mesmo modo, a alma em estado de pecado mortal também está morta. O que acontece aqui é que Francisco, pura e simplesmente, ignora o verdadeiro significado da parábola de Nosso Senhor.

E desta distorção salta Francisco para a conclusão falsa de que tanto o filho fiel, que protesta que o irmão foi tratado com demasiada indulgência, como o seu pródigo irmão, que volta a casa porque está cheio de fome e arrependido, “agem segundo uma lógica alheia a Jesus: quem fizer o bem receberá um prémio, quem fizer o mal será castigado; e não é esta a lógica de Jesus, de modo algum!”

-A sério? Parece que Jesus não está de acordo com Francisco, pois Ele afirmou: “Sairão dos túmulos os que fizeram boas obras, ressuscitando para a vida eterna; mas os que as fizeram más, ressuscitarão para serem condenados (João 5:29).”

É evidente que todo o bem que fazemos e que é meritório nos olhos de Deus só tem essa qualidade pela Sua divina graça; nós não conseguimos salvar-nos só por fazermos boas obras.  Por um lado, Francisco parece dispensar inteiramente as boas obras, à maneira de Martinho Lutero, enquanto vai sugerindo que Deus nunca castiga aqueles que fazem o mal, porque é “incondicional” a Sua Misericórdia.

Por outro lado, Francisco, que habitualmente se contradiz a si próprio, exigiu dos ricos, precisamente, que fizessem boas obras para com os pobres, como condição para a salvação e para evitarem o Inferno, enquanto vai sugerindo que os ateus se podem salvar por fazerem o bem.

Quanto tempo mais continuará esta confusão? Só Deus o sabe. Entretanto, em Roma, uma aliança mundial de clérigos e leigos preocupados dirigiu uma petição a Francisco para que ele “reconheça os graves erros que existem na Amoris Laetitia, a Exortação Apostólica recentemente publicada, em particular naquelas secções que conduzirão à profanação da Sagrada Eucaristia e ao dano dos nossos filhos, e para que ele retire a Exortação Apostólica com efeito imediato.”

Quando é que, na História da Igreja, se viram os fiéis impelidos a fazerem uma tal súplica a um Pontífice Romano? Nunca!  -Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós!




amigable a su impresora
Pagina inicial

imagemap for navigation Página inicial Mapa del sitio Contactar Buscar